Pílulas de conteúdo

Construção de Gap Analysis

O primeiro passo para construir uma análise de Gap, ou seja, o que meu produto tem a menos ou a mais, é estruturar uma tabela de análise de concorrentes e similares (ACS). Podem ser adicionadas tecnologias canibais visando compreender o que pode matar o seu produto (ACSTC) para então comparar o seu produto aos demais identificando o Gap. Desenvolva então um roadmap ágil para eliminar o Gap ao longo dos meses. Ao lado exemplos para produtos, software e serviços, duplique e use a vontade...

ACS - Analise de concorrentes e similares

Mapa de ferramentas de UI e UX

Pesquisando nos grupos de UI e UX nas últimas semanas temos percebido a aglomeração ao redor do Figma e Hotjar (este gostamos muito). Portanto decidimos iniciar um mapeamento de ferramentas para cada tipo de uso, seja ele o design da interface (UI) ou a análise do usuário na interface (UX)... Deixe sua opinião nos comentários da apresentação.

Dicas para testes de UX

Benchmark de Releases (ou versões):



SUS & NPS

O SUS (system usability scale /escala de usabilidade do sistema) foi idealizado na década de 1980 para avaliar interfaces gráficas e a jornada de uso. É classificada como uma escala "suja", mas fácil de implementar e interpretar, amplamente utilizada a anos por gigantes como Amazon, locadoras de veículos e diversas outras empresas digitais. O NPS (net promoter score / lealdade do consumidor) surgiu como uma forma de medir e classificar objetivamente o quanto os clientes possuem lealdade com determinadas marcas, produtos ou sistemas. 

Acesse e saiba como usar o SUS & NPS.

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Persona Analytics

Em meados de 1990 no Brasil usávamos o termo ´Painel Semântico´ e outras derivações deste termo para definir o perfil relacionado aos usuários (e produtos e/ou serviços). De lá para cá o ´Design Thinking´ se tornou abrangente, porém cobre superficialmente algumas ferramentas, práticas, princípios e metodologias usadas tanto no Design como na Engenharia. Neste contexto, surgiu o termo "Personas" que na prática é muito similar ao que já conhecíamos (Painéis Semânticos). Aqui apresentamos uma abordagem para automatizar a exploração destas "Personas", baseando em estrutura de dados compatível com IBGE e Google Analytics. Acesse e saiba como utilizar.

PERSONA.ANALYTICS_V1

Metodologia e benchmark

Descubra as diferenças entre abordagens stage gate (ou waterfall ou cascata) versus ágil (scrum). Também, como em ambos os casos é possível realizar a medição e o benchmark de "Personas", "SUS & NPS" versus concorrentes, mesmo entre releases do mesmo produto ou serviço. Acesse e saiba mais.

METODOLOGIA.BENCHMARK

UX na forma de KPIs

Um guia prático e descompromissado para compreender como utilizar medições quantitativas (principalmente) e qualitativas em medidores, para subsidiar a gestão do design e usabilidade do produto. Acesse e saiba mais.

INDICADORES DE PERFORMANCE

Como identificar os sintomas de um produto que precisa de melhorias?

O comercial está lutando para fechar negócios?

A melhor forma de acompanhar o aumento da usabilidade e satisfação é por meio da facilidade de venda. Entretanto, as taxas de conversão são demasiadamente simplistas para guiar a tomada de decisão na melhoria do produto e /ou serviço especializado no software. Indicadores mais robustos são normalmente mais utilizados para acompanhar ciclos de análise, tomadas de decisões e aferições.

Os clientes estão reclamando?

O desalinhamento de expectativa entre a oferta e demanda poderá gerar muito ruído na empresa. O melhor indicador para mensurar a expectativa instantânea é sem dúvida o NPS, ou Net Promoter Score. Contudo, como largamente divulgado, tanto pelo autor do indicador, quanto por diversos estudiosos de usabilidade e qualidade em software, o NPS sozinho é repleto de distorções e opera melhor quando em conjunto com outros indicadores.

O CS e suporte estão sob pressão constante?

Caso exista uma grande quantidade de atendimentos voltados a dificuldade de uso da ferramenta, ou seja, para completar a tarefa ou atividade para qual o software foi criado, tipicamente estamos diante de dificuldades na usabilidade do produto. Dentre diversos testes estruturados o SUS (System Usability Score) é amplamente usado deste a década de 1980 para a medição da usabilidade em software. Gigantes como Amazon e Netflix usam rotineiramente este indicador, aliado ao NPS, visto que sua correlação é amplamente aceita e documentada.