Lei de Fitts

Otimize a Interação do Usuário com uma Avaliação de Responsividade Inovadora

Aprofunde sua compreensão da interação (tempo de resposta) do usuário em relação à UI e torne o processo de design mais objetivo. Aprimore a responsividade, reduza o atrito e eleve a usabilidade geral de suas UIs (interfaces digitais). Opte pela precisão, escolha hoje nossa ferramenta de avaliação e projeção (simulação) baseada na Lei de Fitts.

Eficiência do Usuário

Compreenda a relação entre a distância que um usuário precisa percorrer (ponto A para ponto B) e o tamanho do alvo que está sendo atingido. Essa relação influencia diretamente na eficiência do movimento, proporcionando insights valiosos para otimizar a ergonomia e a eficácia dos dispositivos.

Design Amigável

A Lei de Fitts no design de interfaces, possibilita a criação de elementos de ação, como botões ou ícones, que se alinham melhor com a resposta cognitiva do usuário para realizar movimentos precisos (A->B). Isso resulta em interfaces mais amigáveis, reduzindo a probabilidade de erros e aprimorando a experiência de uso do produto.

Todos Dispositivos

A versatilidade da Lei de Fitts (1954) permite sua aplicação em praticamente qualquer tipo de dispositivo, como apps de smartphones, computadores de automóveis, websites, smartwatches e outros. Essa capacidade de adaptação é crucial para garantir uma análise abrangente da interação do usuário em diferentes contextos, contribuindo para o design eficiente em uma variedade de plataformas.

Faça uma cotação de Licenças UX Analytics e Serviços de Valor Agregado.

Uma subscrição anual de uma Chave-ID permite inúmeras simulações e pesquisas em produto, cobrindo todas as ferramentas de UX. Inclusive o armazenamento de dados (anual) e a exportação de dados compilados em formato de planilha, permite ainda, sob serviço adicional, a customização dos formulários e dashboards de análise.

Avalie, simule, arquive, compare e projete o tempo de resposta ideal dos usuários em sua interface gráfica.

Calcule o tempo de resposta do usuário, simule e avalie a performance seja no uso de telas touch screen, mouse, touch pad, eye tracking, óculos de VR entre outros.

De forma anônima, permite ainda o benchmark entre diversas aplicações diferentes, inclusive classificando versus outros segmentos. Este serviço gratuito é aderente a LGPD e os dados coletados são totalmente anônimos sem a captura de quaisquer informações dos usuários finais ou das empresas.

Crie sua Chave ID e informe aos respondentes para a utilizarem ao final do questionário, desta forma você poderá recuperar o resultado calculado e comparar com outras respostas, também em formato 100% anonimizado. Caso sejam necessários serviços de customização e consultoria de dados: Entre em contato conosco. ​

Em menos de 2 minutos você avaliará o tempo de resposta dos usuários na UI. Quanto mais rápido, melhor!

Vantagem de um modelo preditivo

O uso de simulações permite avaliar a performance de alternativas de solução ainda em fase de "wireframe" ou mesmo um rascunho em papel sem construir protótipos mais elaborados em Figma, Adobe XD ou outras ferramentas. E especialmente porque não necessita de um estudo de UX com significativa base de usuários  (amostragem) para obter segurança estatística (que represente a população total de usuários).

O que é a Lei de Fitts?

Conforme postulado por Fitts, o tempo de resposta (movimento do cursor, olhos ou dedos) é o resultado das variáveis de distância (em pixels), tamanho do elemento (ícone, texto ou outro) em conjunto com uma constante k (200ms/bit). O resultado de análise de cada tela será o tempo de resposta em milissegundos, mas em nosso app apresentamos tanto milissegundos como segundos para facilitar. Em suma, segundo Fitts, quanto maior o elemento acionável (ou alvo) melhor o tempo de resposta. Botões maiores, ícones maiores, textos maiores são mais eficientes. Claro que o espaço da tela não é infinito e compatibilizar tamanho, estética, facilidade de uso não é tarefa fácil, mas é para isso que existem designers de interfaces gráficas.

Como utilizar a Lei de Fitts?

Lembrete: Caso queira posteriormente extrair os resultados de seus estudos, declare a sua Chave ID para a TipoD antes de iniciar o estudo, assim posteriormente você poderá baixar seus dados em formato texto (CSV) ou de planilha (XLS). Clique aqui, se identifique e crie a sua Chave ID. Somos baseados em LGPD e não solicitamos dados acerca do uso da pesquisa, usuários, empresa e outros.

Faça uma cotação de Licenças UX Analytics e Serviços de Valor Agregado.

Uma subscrição anual de uma Chave-ID permite inúmeras simulações e pesquisas em produto, cobrindo todas as ferramentas de UX. Inclusive o armazenamento de dados (anual) e a exportação de dados compilados em formato de planilha, permite ainda, sob serviço adicional, a customização dos formulários e dashboards de análise.

Faça parte da Comunidade WhatsApp da TipoD. Discussão e colaboração sobre as práticas de UX, estratégia de produto e design.